ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO DE CARVALHO
ANO LETIVO 2016
TURMA: 2º ANO- ENS. FUNDAMENTAL I
TOTAL DE ALUNOS: 24
ATIVIDADES DE ROTINA
CHAMADA
ORAÇÃO (CONVERSA COM PAPAI DO CÉU)
MÚSICAS:
PARÓDIA –(LÁ EM CIMA TEM UM TRINGULINGO-LINGO)
LÁ EM CASA EU APRENDO COM A FAMÍLIA
NA ESCOLA BUSCO OUTROS CONHECIMENTOS ( 2 X)
SOU UM PEQUENO CIDADÃO
APRENDER A CADADIA É A MINHA OBRIGAÇÃO
SOU UM ESTUDANTE COMPETENTE
EDUCADO, INTELIGENTE
EU SOU 10
EU SEI QUE SOU.
REZAR É FALAR COM DEUS
REZAR É FALAR COM DEUS
PENSANDO NO QUE SE DIZ
ABRINDO-LHE O CORAÇÃO
ESTEJA TRISTEOU FELIZ.
( REPETE)
ESCUTAI-ME PAPAI DO CÉU
O QUE VOS FALA MEU COAÇÃO
QUERO AGORA AGRADECER-LHE
E SINCERO PEDIR PERDÃO.
(REPETE)
APLAUSO DO AMOR
1.2.3.HUM
ROTINA DIÁRIA (SEMANAL)
2ª FEIRA
|
3ª FEIRA
|
4ª FEIRA
|
5ª FEIRA
|
6ª FEIRA
|
LEITURA
PELA PROFESSORA
(NARRATIVA)
|
LEITURA
PELA PROFESSORA
(POÉTICO)
|
LEITURA
PELA PROFESSORA
(NARRATIVA)
|
LEITURA
PELA PROFESSORA
(INFORMATIVO
OU INSTRUCIONAL)
|
LEITURA
PELA PROFESSORA
(NARRATIVA)
|
LEITURA
PELOS ALUNOS
(POEMAS
PARLENDAS
QUADRINHAS)
|
LEITURA
PELOS ALUNOS
(LISTAS
CONTEXTUALIZAS)
|
LEITURA
PELOS ALUNOS
(SITUAÇÕES
ARTICULADAS AOS PROJETOS)
|
LEITURA
PELOS ALUNOS
(QUADRINHOS)
|
LEITURA
PELOS ALUNOS
(PEQUENOS
TRECHOS DE HISTÓRIAS)
|
ESCRITA
INDIVIDUAL
(ATIVIDADES
LIGADAS A PROPOSTAS DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA)
|
ESCRITA
COLETIVA
(PRODUÇÃO
DE TEXTOS)
|
ESCRITA
INDIVIDUAL
LIGADAS
A PROPOSTAS DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA)
|
ESCRITA
COLETIVA
(PRODUÇÃO
DE TEXTOS)
|
ESCRITA
INDIVIDUAL
LIGADAS
A PROPOSTAS DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA)
|
CONTEÚDOS
DO DIA
|
CONTEÚDOS
DO DIA
|
CONTEÚDOS
DO DIA
|
CONTEÚDOS
DO DIA
|
CONTEÚDOS
DO DIA
|
FONTE: LÍNGUA PORTUGUESA- SOLUÇÕES PARA DEZ DESAFIOS DO
PROFESSOR-1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (ÁTICA EDUCADORES)
ALGUMAS DAS ATIVIDADES TRABALHADAS NESTE BIMESTRE.
Conversar com os alunos sobre a a importância de se estudar.
TEXTO:
O COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR
Personagens: Coelhinho Juquinha, coelhinhos irmãos de Juquinha, tio Coelho, pássaro mensageiro, coelhinha e vários animaizinhos da floresta.
*Caracterizar as crianças; escolher um narrador.
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só um ficava em casa, o coelhinho Juquinha.
- Aprender a ler? Para que? Eu não preciso disso, posso muito bem encontrar cenouras sem saber ler. Eu vou é me divertir.
Todos os animaizinhos tinham ido à escola, Juquinha resolveu distrair-se e pensou:
- Vou à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do tio Coelho, bateu... Chamou... Chamou, ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou:
- Com certeza tio Coelho foi fazer alguma visita. Vou embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
- Estou vindo de sua casa, tio Coelho. Que pena o senhor ter ido fazer visita justamente hoje.
- Fazer visitas? Você não leu o aviso que coloquei na porta?
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e explicou:
- Pois o aviso dizia: volto já, sente-se e espere um pouco.
- Ah! Então é isso que os avisos dizem. Pois já sei, agora aprendi.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João de Barro não estava. Mas, bem embaixo de sua casa, havia uma cadeira com um aviso.
- Agora, já sei ler avisos. Senhor João de Barro volta já, vou sentar e esperar um pouco. Que horror! Sujei-me todo de tinta, por que não me avisaram?
Um pássaro mensageiro que passava disse:
- Que é isto, Juquinha? Você não viu o aviso sobre a cadeira? Ah! Você não sabe ler, não é? Este papel na cadeira diz: tinta fresca.
- Como eu me enganei, mas agora eu não me engano mais. Já sei tudo sobre avisos.
Juquinha foi embora. Quando ele chegou em sua casa, viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel.
- Já sei, não devo chegar perto da caixa, ela foi pintada de novo, aquele papel diz: tinta fresca. Vou passar bem longe.
No dia seguinte, Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver aonde eles iam e começou a acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.
- Um piquenique! E não me convidaram!
A coelhinha sua amiga viu Juquinha chorando e lhe perguntou:
- Por que você está chorando, Juquinha?
- Eu não fui convidado para o piquenique, ninguém se lembrou de mim.
- Lembraram sim, Juquinha. Eu vi o carteiro colocando o convite na caixa do correio de sua casa.
- Então aquilo era um convite? Pensei que fosse um aviso sobre tinta fresca.
- Ora Juquinha, que vergonha! Você precisa aprender a ler.
- Então eu fui convidado para o piquenique, que bom! Pensei que eles tinham se esquecido de mim, eu preciso aprender a ler, preciso aprender a ler. Amanhã mesmo eu vou começar. Serei o primeiro a chegar à escola.
A IMPORTÂNCIA DO NOME
TEXTO:
NOME DA GENTE
EU NÃO GOSTO DO MEU NOME
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SO MEU.
O NENÊ QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.
FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.
QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
(Pedro Bandeira)
OUTROS RECURSOS:
FICHAS COM NOME DOS OBJETOS DA SALA
LISTAS DE NOMES
BINGO COM O NOME DOS ALUNOS
TEXTO PARA TRABALHAR ENCONTRANDO PALAVRAS
APÓS A LEITURA DO TEXTO, CANTAR A MÚSICA
EM SEGUIDA PARAR A MÚSICA PARA QUE OS ALUNOS ENCONTREM A PALAVRA SEGUINTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário